quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SEMINÁRIO





“Avaliação do risco de colisão de aves com linhas aéreas de distribuição de energia: o caso do Sisão”

Sexta-feira, 11 Novembro 2011

[Auditório no Edifício Sede da EDP - Praça Marquês de Pombal, 12 - Lisboa]
As linhas de transporte de energia podem ter impactes significativos na avifauna, por gerarem acidentes por colisão e electrocussão nas aves. Algumas espécies muito ameaçadas, como é o caso dos Otitídeos e das aves de presa, são particularmente vulneráveis a esta ameaça, que representa a principal causa de mortalidade por factores não naturais. Durante a última década em Portugal diversos estudos tem sido efectuados sobre esta temática e têm sido implementadas medidas de correcção e minimização cujos principais resultados importa divulgar.

Com o Seminário “Avaliação do risco de colisão de aves com linhas aéreas de distribuição de energia: o caso do Sisão”, pretende-se apresentar os resultados obtidos durante o Projecto “Movimentos locais e regionais do Sisão (Tetrax tetrax): aplicação ao desenvolvimento de uma carta de risco de colisão com linhas aéreas de distribuição de energia”, financiado pelo Fundo EDP Biodiversidade, e efectuar uma actualização do conhecimento existente sobre a temática das linhas eléctricas e a avifauna. Será também possível contar com a participação de um orador estrangeiro convidado, especialista nesta matéria que irá aprofundar a influência que os campos de visão das aves poderá ter no maior risco de colisão de algumas espécies.

Este Seminário está a ser organizado pela LPN, com apoio dos parceiros do projecto (Centro de Ecologia Aplicada Professor Baeta Neves e Centro de Biologia Ambiental) e da EDP.

Os interessados poderão aceder a informação adicional sobre o Seminário em www.lpn.pt (>Agenda > Eventos>11 de Novembro).

As inscrições são gratuitas mas limitadas e devem ser efectuadas até ao dia 8 de Novembro para lpn.cea-castroverde@lpn.pt (agradecemos o envio da ficha de inscrição preenchida) ou através do telefone 286 328 309.





Sem comentários: