terça-feira, 4 de maio de 2010

O Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho colabora nos Jogos Concelhios

Bike Paper Familiar 
O Bike Paper Familiar realiza-se em plena época primaveril, quando o Alentejo está vestido de um manto verde com flores brancas, roxas e amarelas, e a água corre nas ribeiras. Os cereais de Inverno já despontaram, e enquanto o Cortiçol-de-barriga-preta se avista em grandes bandos, outras aves como a Abetarda, o Sisão e o Peneireiro-das-torres andam ocupados no namoro! Esta é uma actividade conjunta da Liga para a Protecção da Natureza - CEAVG e a Câmara Municipal de Castro Verde, que conta ainda com a colaboração do Núcleo de BTT de Castro Verde.

Desde 2008 que a LPN colabora com a Autarquia local na dinamização desta actividade que até então apenas tinha o formato de passeio de BTT. Actualmente, para além de passeio, os participantes têm a oportunidade de realizar provas de conhecimento e perícia ao longo do percurso, utilizando para tal uma carta de prova construída para o efeito e que este ano teve como tema central a “Compostagem”.

Assim, no dia 24 de Abril, às 15H00 dava inicio a “grande” aventura pelos campos de Castro Verde. Ao longo dos 13 quilómetros a percorrer, as equipas participantes realizaram distintas provas em determinados pontos previamente marcados pela organização. Desde uma gincana, a jogos tradicionais, a provas sobre reciclagem, compostagem, avifauna estepária, até desafios de habilidade em que a destreza para remendar uma câmara-de-ar, foi posta à prova. Ao longo do percurso era ainda solicitado que os participantes recolhessem uma folha de algumas espécies de árvores encontradas e as transportassem até ao final da prova, utilizando para tal, o “baldinho” do Orgânica Verde, distribuído inicialmente na inscrição de cada equipa.

No final, o cansaço das equipas era notório mas mais do que isso a sensação de um tempo bem passado e de muitas aprendizagens adquiridas. Como em todas as provas que se prezem, uma equipa vencedora foi apurada, equipa essa que vence pela 3ª vez consecutiva o Bike Paper Familiar.

Sem comentários: