terça-feira, 4 de maio de 2010

LPN colabora na XX Quinzena Cultural de Castro Verde


Imagens da Biodiversidade no CEAVG
No passado dia 21 de Abril, no âmbito da XX Quinzena Cultural Primavera no Campo Branco, da responsabilidade da Câmara Municipal de Castro Verde, e do Ano Internacional da Biodiversidade, o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho levou a cabo uma iniciativa intitulada “Imagens da Biodiversidade”. Uma espécie de tertúlia que teve por base o documentário “Cordão Verde” da autoria de Rossana Torres e Hiroatsu Suzuki.
A iniciativa começou por volta das 18H30, com o visionamento do documentário supra mencionado que teve como ambiente, o auditório do CEAVG. Um documentário rico em sonoridades presentes na Natureza de paisagens remotas, de gentes fieis às tradições, daquilo que faz do povo português, um povo único. Após a sua visualização abriu-se espaço à conversa. Primeiro com a realizadora Rossana Torres que respondeu a alguma questões colocadas pelos presentes, sobre alguns pormenores ligados à realização do documentário e ainda sobre aspectos do tema e actividades filmadas.
Para falar das questões mais ligadas ao tema central da tertúlia, convidámos o Biólogo Francisco Moreira, do Centro de Ecologia Aplicada Baeta Neves do Instituto Superior de Agronomia e também membro da Direcção Nacional da LPN. Entre as visões da Realizadora e do Biólogo e as opiniões dos participantes, desenvolveu-se uma conversa bastante rica em redor do grande tema Biodiversidade, com espaço para alguns momentos de debate de ideias.
Para terminar em beleza, convidámos os presentes a um breve olhar sobre a estepe para observação de aves. Abetardas, Sisões, Peneireiros-das-torres e Rolieiros, foram as espécies avistadas ao final da tarde na Herdade do Vale Gonçalinho.

Sem comentários: