terça-feira, 24 de março de 2009

LPN inicia novo projecto

O Life Estepárias já arrancou!

Iniciou-se em Janeiro o novo projecto Life coordenado pela LPN, o Life Estepárias. Durante os próximos 4 anos este projecto, co-financiado pela Comissão Europeia, pretende contribuir para a protecção do habitat de três aves ameaçadas: Abetarda, Sisão e Peneireiro-das-torres.
A equipa do projecto estará sediada no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, em Castro Verde, mas as actividades previstas vão-se estender a quatro Zonas de Protecção Especial com habitat estepário do Baixo Alentejo: Castro Verde, Mourão/Moura/Barrancos, Vale do Guadiana e Piçarras. Para além da alargada área de intervenção, este projecto é também ambicioso pela quantidade e pela variedade das acções previstas. Entre as principais acções destacam-se a aquisição de terrenos, a promoção junto dos agricultores de medidas agro-ambientais, a construção de uma parede de nidificação para Peneireiro-das-torres, a recuperação de indivíduos feridos ou debilitados das três espécies, a remoção e sinalização de vedações em áreas de nidificação, a articulação com a actividade cinegética a identificação de medidas para reduzir o impacte das alterações climáticas, a sinalização de linhas eléctricas para minimizar a colisão e a electrocussão, e a realização de acções de Educação ambiental, entre outras. Neste projecto Social
do Instituto Superior das Ciências do Trabalho e Empresas) e a EDP (Energias de Portugal), e com o co-financiamento da REN (Rede Eléctrica Nacional) e da Somincor (Sociedade Mineira de Neves Corvo).
As actividades já começaram e esperamos brevemente ter o micro-site disponível para que todos possam acompanhar de perto o desenrolar do projecto e participar nas nossas actividades.

Sem comentários: