terça-feira, 24 de março de 2009

Dia das Boas-vindas ao Peneireiro-das-torres

No passado dia 14 de Março celebrou-se no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho a chegada do Peneireiro-das-torres às planícies alentejanas. Todos os anos, no início de Fevereiro, este pequeno falcão ameaçado de extinção chega a Portugal, onde procura torres e ruínas de montes abandonados para nidificar.
O dia amanheceu primaveril, e por volta das nove horas começaram a chegar os participantes que se juntaram à equipa do projecto Life Estepárias para um percurso pedestre para observação de aves na Zona de Protecção Especial de Castro Verde. Nesta actividade participaram cerca de 25 visitantes, de várias idades, vindos de todo o país e alguns turistas estrangeiros. Ao longo dos 5 quilómetros de percurso fizeram-se várias paragens para observar com binóculos e telescópios as aves que encontrámos pelo caminho. Foram observados o Peneireiro-das-torres, Abetarda, Sisão, Cegonha-branca, Peneireiro-vulgar, Milhafre-real, Trigueirão, Fuínha-dos-juncos e Cuco-rabilongo, entre outros. Entre conversas animadas, explicações dos guias e excelentes fotografias passou-se uma agradável manhã no campo!
A tarde foi dedicada aos mais jovens, que participaram numa gincana ambiental, no Parque da Liberdade, em Castro Verde. A gincana tinha nove estações de jogo, onde os participantes tinham de realizar provas relacionadas com o Peneireiro-das-torres, a Abetarda, o Sisão e outras aves estepárias, e que incluíram alguns desafios como andar de andas, de bicicleta, saltar à corda e habilidades com arco.
O dia foi muito positivo já que ao longo das várias actividades os participantes foram conhecendo mais acerca destas três aves tão emblemáticas e do projecto Life que agora arrancou para promover a sua conservação.


Sem comentários: