sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

“SEMEIA UMA BOLOTA…FAZ NASCER UMA ÁRVORE!”



 

 “Semeia uma bolota…faz nascer uma árvore!” Uma ação da LPN, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Verde dinamizada durante os meses de Dezembro de 2012 e Janeiro de 2013, junto das escolas do ensino público pré-escolar, em Castro Verde.

O grande objetivo desta ação foi a de defender a flora autóctone, árvores que são nascidas em solo nacional, e que têm sido sistematicamente abatidas e substituídas por outras árvores, não autóctones, que degradam o solo e contribuem para a sua progressiva desertificação.
Hoje são raros os montados de azinho que se plantam. A maior parte dos que restam têm sido geridos de forma insustentável: podas excessivas para produção de carvão; lavouras mecânicas profundas, junto da raiz fragilizando as árvores e expondo-as a doenças e pragas; corte para lenha sem que se pense nas consequências de um desbaste abusivo. 

Os montados de azinho têm, assim, vindo a ver reduzida a sua área total de distribuição assim como a perder árvores (que não são replantadas) nos povoamentos existentes.

Numa tentativa de combater esta tendência, a LPN dinamizou esta atividade que foi composta por uma sessão de leitura do conto infantil “Joaquim e as Bolotas”, que serviu de introdução ao tema seguida da sementeira de bolotas, nos pátios das escolas. As Bolotas foram semeadas em pacotes de leite de 1,5L, reutilizados e devidamente arejados. Em Fevereiro, se tudo correr bem surgirão as primeiras plantinhas das futuras azinheiras. Esta ação envolveu 5 turmas e cerca de 110 crianças entre os 3 e os 6 anos de idade que plantaram um total de 90 Azinheiras.

Ainda durante o 2.º período letivo, estão previstas mais algumas atividades ligadas à conservação desta espécie autóctone, desta feita com o transplante de algumas plantas que foram germinando

Sem comentários: