quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Compostores Comunitários em Castro Verde

A população de Castro Verde é das primeiras do país a poder fazer compostagem comunitária. Os munícipes que não tenham compostor em casa podem agora colocar os resíduos orgânicos das suas cozinhas (como cascas de fruta, restos de vegetais crus, borras de café, sacos de chá e cascas de ovos) ou folhas secas, num dos compostores comunitários que se encontram na vila.

Através do Projecto Orgânica Verde, promovido pela LPN em parceria com a Câmara Municipal de Castro Verde (CMCV) e financiado pelo mecanismo de financiamento Europeu EEAGrants, foram colocados 4 compostores na Vila de Castro Verde (Praça do Município, Rua da Urze (Bairro da Navarra), Rua Luís Vaz de Camões (Cerca dos Pinheiros), Av. Dos Bombeiros (em frente ao Aparthotel) e 1 na Vila de Entradas perto do Centro de Dia.

O composto produzido nestes compostores será para usufruto dos que nele colocarem material e colaborarem na sua manutenção. A ideia é que os moradores de cada bairro se organizem entre si para realizarem a manutenção do compostor, revolvendo e humedecendo o futuro composto, sempre que necessário. Pretende-se também que sensibilizem, nomeadamente os seus vizinhos para não colocarem materiais que não sejam adequados ao compostor, como sacos plástico, comida cozinhada, lixo com destino a ecopontos ou outro não compostável, conforme descrito na placa do compostor.

Os munícipes que desejem participar podem solicitar à LPN ou à CMCV um manual de compostagem e um mini-balde do projecto, que poderão colocar na sua bancada de cozinha e depois ir despejar directamente no compostor.

Relativamente a grandes quantidades de resíduos verdes resultantes de limpezas de jardins, estes deverão continuar a ser encaminhados para a Unidade Municipal de Compostagem. Para tal os munícipes podem entregar estes resíduos directamente no espaço que se localiza ao lado da capela de S. Sebastião ou, em caso de impossibilidade, poderão colocá-los ao lado do contentor para que sejam recolhidos e devidamente encaminhados.

Alerta-se, no entanto, que os munícipes deverão ter a atenção em não colocar ferros, arames ou outro tipo de resíduos não orgânicos misturados com os resíduos verdes, pois estes poderão danificar as máquinas usadas na Unidade Municipal de Compostagem.

Sem comentários: