sexta-feira, 29 de outubro de 2010

10.º Aniversário do CEAVG

No passado mês de Setembro aconteceu em Castro Verde o Mês da Biodiversidade. De um vasto conjunto de actividades, destacamos a celebração do 10.º Aniversário do CEAVG. Saiba como correram os festejos, na Herdade do vale Gonçalinho.

O Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho levou a cabo no passado mês de Setembro um conjunto de actividades ligadas ao ambiente, a que chamou “Mês da Biodiversidade”. Entre as várias actividades programadas e realizadas no âmbito deste Mês da Biodiversidade, destacamos a celebração do 10.º Aniversário do CEAVG. A festa teve lugar no dia 11 de Setembro, na Herdade do Vale Gonçalinho. Para esta celebração foram convidados todos os ex-colaboradores da LPN, com especial enfoque para aqueles que tiveram como “sede” de trabalho, o CEAVG. Foram convidadas todas as Entidades que colaboraram com o CEAVG directa ou indirectamente ao longo dos seus 10 anos de existência e ainda feito um convite informal a todos os Castrenses, que afinal de contas são os maiores beneficiários do trabalho que tem sido desenvolvido pela LPN, através do Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho.

O programa da festa foi composto por jogos para crianças e adultos; a confecção de pão no forno tradicional do CEAVG, com a ajuda da Sr.ª Olinda. Uma senhora do Guerreiro (localidade dentro do concelho de Castro Verde) que faz pão à moda antiga, sem ingredientes artificiais e outros que tais. Foram projectadas imagens sobre o trabalho desenvolvido pela LPN em Castro Verde, desde o ano 2000 até aos dias de hoje, e das pessoas/técnicos que por cá passaram durante esse período de tempo. Para além de tudo isto foi o convívio entre aqueles não se viam há muito que fez de música ambiente à celebração deste marco importante para a LPN, no Ano Internacional da Biodiversidade.

Ao longo de 10 anos, pelo CEAVG já passaram importantes projectos como o LIFE Peneireiro-das-torres, Projecto Agro 140, vários projectos ligados ao Programa Ciência Viva, e outros tantos. Passaram pelo CEAVG inúmeros alunos do concelho de Castro Verde, desde o ensino pré-escolar até ao Secundário, que visitaram o Centro, realizaram saídas de campo para observação de aves, participaram na construção e colocação de caixas-ninho para o Peneireiro-das-torres, que se aventuraram em provas de orientação e que acima de tudo ficaram a saber mais sobre a riqueza do património ambiental que é parte da sua Identidade, da sua cultura. Outros visitantes, vindos de vários cantos do mundo, tiveram a partir do CEAVG acesso aos locais mais privilegiados para a observação de aves e a possibilidade de melhor conhecer o concelho em termos de Biodiversidade.

Actualmente residem no CEAVG, quatro projectos de conservação de Natureza, o Projecto Rural Value, o Projecto LIFE Estepárias, o Projecto Orgânica Verde e o Programa Castro Verde Sustentável, em vigor desde o ano 2000. Estes e outros projectos por vir dão ao CEAVG a força necessária para continuar a trabalhar em prol da conservação da Natureza, projectando Castro Verde para o “mundo” como um exemplo a seguir no que concerne à aliança entre desenvolvimento e gestão ambiental.

Sem comentários: