quarta-feira, 21 de outubro de 2009

RURAL VALUE

VALORIZAÇÃO AGRÍCOLA DE LAMAS DE DEPURAÇÃO EM CASTRO VERDE



No âmbito das actividades destinadas à mitigação da seca e da desertificação, o Rural Value leva a cabo a valorização agrícola de lamas de depuração da ETAR de Castro Verde. O principal objectivo desta actividade é melhorar a qualidade dos solos e simultaneamente encontrar um destino final mais “limpo”, para as grandes quantidades de lamas domésticas produzidas no Concelho. Procura-se assim uma conciliação entre a diminuição dos impactos negativos destes reduzidos nos sistemas hídricos e corrigir os solos em termos de teor em matéria orgânica, e nutrientes, tornando a agricultura no Campo Branco, uma actividade mais rentável com baixos custos económicos e para o ambiente.
A aplicação de lamas, em profundidade aos solos (injecção), iniciou-se no dia 13 de Outubro, com algum atraso, relativamente ao calendário agrícola da região, principalmente devido à dificuldade encontrada em concluir todas as acções preparativas necessárias à correcta execução dos trabalhos. No entanto desde dia 13 foram já injectados, aproximadamente, 15 hectares de área agrícola, com recurso a um protótipo desenvolvido especificamente pela LPN para o efeito.
Este ano as injecções de lama terão lugar em 4 herdades do Concelho de Castro Verde, nomeadamente nas freguesias de Castro Verde e São Marcos da Ataboeira, num total de aproximadamente 60 hectares. Todas estas áreas estiveram em pousio durante a campanha agrícola de 2008/2009, e serão semeadas na presente campanha com cereais de sequeiro (trigo e aveia).
Desta actividade fazem ainda parte vários outros talhões, dento das referidas herdades, onde não se realizará injecção de lamas e onde serão testadas influências de outras práticas agrícolas, como a ripagem e a adubação, que também podem contribuir para o aumento de fertilidade do solo e consequentemente da qualidade do grão obtido.
Todo o processo é monitorizado, desde a aplicação de lama à análise do material vegetal e biodiversidade, pela equipa técnica responsável da LPN, técnicos especializados do Instituto Nacional de Recursos Biológicos/Laboratório de Química Agrícola Rebelo da Silva, assim como pelo acompanhamento e apoio da Câmara Municipal de Castro Verde.
Para mais informações, consultar a página do Projecto http//:projectos.lpn.pt/ruralvalue ou o site da LPN em www.lpn.pt.

Sem comentários: