sábado, 2 de maio de 2009

Abril em castro Verde...últimas actividades

Todos os anos, a LPN junta-se à Câmara Municipal de Castro Verde colaborando na organização de algumas iniciativas desenvolvidas na Quinzena Cultural “Primavera no Campo Branco”. Este ano, o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho participa em três iniciativas, duas das quais já realizadas nos dias 18 e 20 de Abril.
Assim, no dia 18 de Abril, o CEAVG colaborou na organização do Bike-paper Familiar, uma actividade que combina actividade física com provas de conhecimento sobre as questões ambientais. O dia que acordou bastante nublado, foi ganhando cor e alegria ao longo da manhã e os 20 participantes inscritos, conseguiram percorrer 11 quilómetros a bom ritmo. Técnicos da LPN, elementos do Núcleo de BTT de Castro Verde e Técnicos de Desporto da Câmara Municipal de Castro Verde foram distribuídos pelas várias zonas de prova, ao longo do percurso, dando apoio aos participantes e ajudando nos vários desafios lançados.
Provas como, contagem de aves, leitura de anilhas, montagem de uma roda de bicicleta, descoberta de ervas aromáticas e gincana de bicicleta, fizeram parte deste Bike-paper ambiental.
A 20 de Abril, igualmente inserida no programa da Quinzena Cultural de Castro Verde, o CEA do Vale Gonçalinho, levou a cabo uma oficina de gastronomia sob o mote das ervas aromáticas, intitulada “Aromáticas na Cozinha”.
Nesta oficina, que contou com a participação de 19 pessoas, num primeiro momento fez-se a identificação de algumas das plantas mais emblemáticas da Região do Baixo Alentejo, e dando a conhecer aos participantes quais as mais utilizadas na gastronomia alentejana. Depois seguiu-se a confecção e degustação de alguns pratos e entradas tradicionais do Baixo-Alentejo, como foi o caso do Gaspacho e da Açorda Alentejana. Como entrada escolheu-se o requeijão feito no concelho aromatizado e temperado com as ervas características da Região. Para finalizar, uma mousse de chocolate com aroma de hortelã. O resultado foi o mais aromático e apetitoso possível. Durante a confecção e degustação, cada pessoa foi partilhando o seu conhecimento e experiência com as ervas aromáticas, dando origem a uma espécie de tertúlia gastronómica.
E para si que não teve a oportunidade de participar ficam as receitas, para que possa experimentar em sua casa:

Açorda Alentejana
Ingredientes: para 4 pessoas
1 bom molho de coentros (ou um molho pequeno de poejos ou uma mistura das duas ervas)
2 a 4 dentes de alho
1 colher de sopa bem cheia de sal grosso
4 colheres de sopa de azeite
1,5 litro de água a ferver
400 grs. de pão caseiro (duro)
4 ovos

Confecção:
Pisam-se num almofariz, reduzindo-os a papa, os coentros (ou os poejos) com os dentes de alho, a que se retirou o grelo, e o sal grosso.Deita-se esta papa na terrina ou numa tigela de meia cozinha, que neste caso fará ofícios de terrina.Rega-se com o azeite e escalda-se com a água a ferver, onde previamente se escalfaram os ovos (de onde se retiraram).Mexe-se a açorda com uma fatia de pão grande, com que se prova a sopa.A esta sopa dá-se o nome de sopa «azeiteira» ou «sopa mestra».Introduz-se então no caldo o pão, que foi ou não cortado em fatias ou em cubos com uma faca, ou partido à mão, conforme o gosto.Depois, tapa-se ou não a açorda, pois uns gostam dela mole e outros apreciam as suas sopas duras.Os ovos são colocados no prato ou sobre as sopas na terrina, também conforme o gosto.*A açorda é, fora do Alentejo, o prato mais conhecido da culinária alentejana.Vai à mesa do pobre e do rico e raro é o dia que não constitui o almoço do trabalhador rural.Tem muitas variantes, mais influenciadas pela mudança de estações do que, como é regra em cozinha tradicionais, de terra para terra.É sempre um caldo quente e transparente, aromatizado com coentros ou poejos, ou os dois, alhos pisados com sal grosso e condimentado com azeite.Dão-lhe consistência fatias ou bocados de pão de trigo, de preferência caseiro e duro.Acompanha-se geralmente com ovos escalfados, que também podem ser cozidos, e azeitonas.Muitas vezes, na água utilizada já se cozeu uma posta de pescada ou de bacalhau.Também pode ser acompanhada com sardinhas assadas ou fritas e, no Outono, é muitas vezes enriquecida com tiras finas de pimento verde, que se escaldam com a água ao mesmo tempo que as ervas, e acompanhada com figos maduros ou um cacho de uvas brancas de mesa.

Gaspacho à Alentejana

Ingredientes:
3 dentes de alho
1 colher e meia de sopa de sal grosso
3 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de vinagre
2 tomates maduros
1/2 pepino
1/2 pimento
óregãos
200 g de pão duro
pimenta

Confecção:
Num almofariz pise os dentes de alho com o sal de modo a obter uma pasta.Coloque esta no fundo de uma terrina, regue com o azeite e o vinagre e tempere com pimenta.Reduza um tomate a puré e junte-o à mistura anterior.Corte o tomate e o pepino restante em quadradinhos e o pimento em tirinhas e deite na terrina.Regue com litro e meio de água gelada.Polvilhe com óregãos e rectifique o sal.Por fim junte o pão cortado em quadradinhos e sirva 15 minutos depois.Acompanhe o gaspacho com peixe frito, fatias de presunto ou rodelas de paio.*A água pode ser substituída em parte por sumo de tomate.Este obtém-se passando o tomate maduro através de uma centrifugadora ou pelo passador ou ainda batendo-o no copo misturador depois de limpo de peles e sementes.


Sem comentários: