terça-feira, 16 de setembro de 2008

LPN dinamiza actividades da Biologia no Verão em Castro Verde



Nos passados dias 6 e 13 de Setembro, o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (CEAVG), com o apoio do Programa Ciência Viva, no âmbito da Biologia no Verão, levou a cabo a iniciativa “Os Répteis: Herpetólogo por um dia!”.
Tendo como principal protagonista a Lagartixa-ibérica (Podarcis hispanica), foi lançado aos participantes o desafio de vestirem a pele de um herpetólogo. Assim, usando algumas técnicas de campo e de laboratório, tiveram a oportunidade de explorar diferentes características desta espécie e aprender técnicas de campo utilizadas por biólogos no estudo de répteis. Os 32 “aprendizes” que participaram nesta iniciativa aprenderam a distinguir características morfológicas e biométricas, como distinguir machos de fêmeas, peso, cor da barriga, altura da cabeça, número de poros femurais, entre outras, foram analisadas pelos participantes que assim desmistificaram os mitos e crenças que envolvem este ainda tão pouco acarinhado e compreendido grupo de répteis.
Iniciativas como esta continuam a realizar-se ao longo de todo o ano no CEAVG, procurando contribuir para aumentar o conhecimento e respeito pelo nosso planeta. Esteja atento às actividades que vamos desenvolvendo ao longo do ano. Participe!

Sem comentários: