sexta-feira, 29 de outubro de 2010

“Cães de Gado”: Um livro, um percurso e cães de gado

Data: 23 de Outubro de 2010 | Sábado |16H00
Os cães de gado têm sido utilizados pelos pastores durante centenas de anos e fazem parte do sistema tradicional de pastoreio utilizado em Portugal e noutros Países do Mediterrâneo e da Ásia. Como método de protecção, o cão de gado destaca-se pela sua ancestralidade e capacidade de adaptação às diferentes situações de pastoreio e de maneio tradicional do gado, sendo um método de utilização generalizada.

O Grupo Lobo e a Liga para a Protecção da Natureza promoveram no passado dia 23 de Outubro a iniciativa “Cães de Gado”. Uma iniciativa que envolveu a apresentação do livro “Cães de Gado” de Paulo Caetano, Sílvia Ribeiro e Joaquim Pedro. Seguiu-se uma “Cãominhada” pelo Percurso das Hortas, uma caminhada onde os interessados poderam escolher participar levando o seu cão, no caso de este ser considerado raça “Cão de gado” (Castro Laboreiro, Serra da Estrela, Rafeiro do Alentejo, Cão de Gado Transmontano). Quatro cães de entre os quais duas cadelas de raça Rafeiro Alentejano marcaram presença! A apresentação do Livro em questão foi realizada durante a caminhada.




1 comentário:

Sara disse...

interessante que essas coisas, espero que em algum momento pode ler com facilidade e desfrutar com o meu cão, por isso tome muito cuidado e lo alimentá com ração eukanuba